O Projeto
Articula ensino, pesquisa e extensão em atividade de formação continuada de professores de ensino fundamental. A finalidade é o desenvolvimento de uma metodologia de ensino de História que toma como fontes os documentos em estado de arquivo familiar.
A comunidade escolar e local é envolvida na coleta de documentos e objetos que são trabalhados nas aulas de História e que, classificados e selecionados, passam a compor um acervo a partir do qual são produzidos livros didáticos para as escolas municipais, recriando a História da localidade.
Origem
A motivação inicial para a proposição do Projeto Recriando Histórias, em 1997, parceria entre a Universidade Federal do Paraná e municípios localizados na Região Metropolitana de Curitiba foi a demanda dos professores das séries iniciais com relação às alternativas metodológicas e a materiais para ensinar a História Local, exigência dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em particular no quarto ano da Escola Básica.
Objetivo
Desenvolver atividades de apoio aos Municípios na discussão sobre conteúdos, métodos e materiais para ensinar a História Local.
Ações:
a) Atividades preparatórias: encontro com professores e com a administração do sistema de ensino para estruturação conjunta do projeto.
b) Seleção, na Proposta Curricular do Município, dos temas a serem desenvolvidos nas ações de formação e nas aulas de História.
c) Realização de encontros mensais com professores, como parte de um programa de formação continuada.
c) Produção de atividades didáticas pelos professores, para a “captação de conteúdos” por meio da coleta, pelos alunos e pela comunidade escolar, de documentos e objetos guardados em estado de arquivo familiar.
d) Desenvolvimento de propostas para as aulas de História, investigando elementos do pensamento histórico dos alunos, propondo atividades didáticas para explorar os documentos e objetos trazidos pelos alunos e professores, ampliando o conhecimento do tema com outros documentos e textos historiográficos e avaliando as transformações nas ideias históricas dos alunos.
e) Organização e seleção dos documentos e materiais para a produção de um livro.
f) Acompanhamento e avaliação do uso do livro nas escolas.
Municípios participantes
O Projeto Recriando Histórias foi desenvolvido sucessivamente em quatro municípios, com características específicas em cada uma das situações, mas mantendo-se articulado por determinados princípios e objetivos comuns: em Pinhais (1997-2000); em Campina Grande do Sul (2000-2003); em Araucária (2006-2008); em São José dos Pinhais (2010-2011). Em Rio Branco do Sul, as atividades foram parcialmente desenvolvidas (2005).
